Nessa introdução ao curso de portão eletrônico, é muito importante você saber que existem várias marcas no Brasil. Em destaque temos a Garen e a PPA que são as mais populares.
A Garen tem configurações mais fáceis para automação residencial, pois a PPA para configurar a placa deve ter um controle chamado Prog que é conectado na placa.
Já na placa da garen você configura tudo com a ajuda de botões e jumpers. Sendo assim, facilita para o instalador iniciante sem experiência em motor de portão residencial.
Em 2024 muitas pessoas compraram online um motor da Garen e instalaram por conta própria em casa. Aqui no RS foi devido as enchentes, pois muita gente teve grandes prejuízos.
Outras marcas de motor para portão:
- Rcg
- AGL
- Unisystem (Garen)
- SPA
- Famp
- Compatec
- Rossi
A cada ano que passa surgem outras marcas, mas todas tem a mesma função que é automatizar um portão.
Potências de motor de portão:
- 1/4 até 300 kg
- 1/3 até 600 kg
- 1/2 até 800 kg
- 1 Hp até 1000 kg
Vale reforçar que cada fabricante informa quantos quilos o motor suporta. Na maioria das residências predomina a potência 1/4 Hp.
Portão que é considerado um pouco pesado é melhor colocar 1/3 Hp. Melhor sobrar força do que faltar.
No caso de portão basculante ele deve estar balanceado para suportar um motor até 300 kg. O balanço é feito por um serralheiro.
Já em portões de correr, observar e lubrificar as rodinhas antes de decidir qual motor usar. Normalmente o cliente nunca cuida essa parte importante no portão deslizante.
Motor de correr
Esse modelo é o mais pedido. É claro que depende da sua região. A instalação ao meu ver é mais simples do que outros modelos.
A fixação é feita direto no chão ou em uma base de ferro ou concreto. Fixação no chão deve ser em lugares mais altos que a rua.
Depois de fixar é hora de deixar o motor no modo manual para fixar a cremalheira. Feito essa parte puxe a rede de energia, eu uso fio plastchumbo 0.75 ou 1 milímetro.
Depois de ligar no lugar indicado na placa é hora de configurar. Cada fabricante tem seu manual e isso ajuda muito.
Motor basculante contra peso
Para a instalação desse modelo, sempre quando comprar a máquina pegue junto suportes pois ajuda a economizar tempo.
Normalmente 2 suportes vão soldados na caixa do contra peso. Depois o motor é parafusado no suporte. Por fim é adicionado o braço soldado no portão com a distância padrão de 25 cm acima do eixo do portão para portões que abrem para fora. Se o portão abre para dentro do pátio, é soldado o braço 25 cm abaixo do eixo do portão.
Na maioria dos portões que abrem para fora, você vai usar um motor basculante de calha de 1.40 metros. Já quando o portão abre para dentro do pátio no mínimo vai a calha de 2 metros.
Em resumo essa introdução é um guia para você iniciar no ramo de automação residencial. Tudo com o tempo se aprende e se melhora. As distribuidoras também dão explicações na hora da sua compra e isso é fundamental para iniciar. Não tenha medo e seja bem vindo(a) a esse mercado maravilhoso.